segunda-feira, 1 de novembro de 2010

III Concerto de Gala – Cidade da Covilhã – 140 anos – Banda Sinfónica da Covilhã - Concerto Memorável!





Teve lugar ontem no Teatro Cine da Covilhã, o III Concerto de Gala – Cidade da Covilhã 2010, integrado no âmbito das comemorações dos 140 anos da elevação da Covilhã a Cidade! Um momento alto, repleto de energia e de muito público. O Concerto teve dois momentos, a parte musical pela Banda Sinfónica da Covilhã, sob a Direcção Musical do Maestro Reinaldo Guerreiro e Coordenação Artística de Eduardo Cavaco. Contou com 75 músicos em palco e 60 coralistas do Coro da UBI, Orfeão da Liga dos Amigos do Tortosendo e do Coro do Orfeão da Covilhã. Um programa fantástico, com músicos ao mais alto nível que receberam fortes ovações no decorrer do concerto. Ainda a participação especial do tenor Carlos Cardoso e do Solista João Pedro Santos em Clarinete. Com destaque a estreia mundial da obra Covilhã 1870 da autoria de Alain Rosa e a cerimónia das 5 estrelas – 5 belezas naturais do Concelho da Covilhã. Este concerto começou a ser preparado na sexta-feira, no âmbito do VII estágio da Banda Sinfónica da Covilhã, e fica como um dos momentos altos desta formação.
O Programa do Concerto: FESTIVE OVERTURA de Dimitri Shostakovich, Opus 96; E LUCEVAN LE STELLE (From the 3rd act of the opera “Tosca”) G. Puccini - Arr. Alain Rosa - Solista: Carlos Cardoso; COVILHÃ 1870 - Estreia Mundial de Alain Rosa; MARIA (From the musical “West Side Story”) Leonard Bernstein; Arr. Alain Rosa - Solista: Carlos Cardoso; OVERTURE TO “CANDIDE” Leonard Bernstein Arr Donald Hunsberger; VARIATIONS SUR CARMEN G. Bizet para Clarinete Solo e Banda Sinfónica. Arr. Fernando Marinho - Solista João Pedro Santos; SLAVENKOOR UIT NABUCCO (com coro) de G. Verdi; POMP AND CIRCUMSTANCE (com coro) Military Marches N.1 de E. Elgar
A Obra: Covilhã 1870: Uma obra descritiva com estreia mundial e encomendada pela Banda da Covilhã ao jovem compositor, músico e professor na Banda da Covilhã Alain Rosa. Procura recriar toda a solenidade do momento em que se comemoram 140 anos da elevação da mui nobre Villa da Covilhã a Cidade. Numa primeira parte uma entrada triunfal em estilo fanfarra, seguindo-se a exposição do tema. Depois a obra entra no ano de 1870, no dia 20 de Outubro, recriando o ambiente da corte do Rei D. Luís I. Entrega do Foral e termina em apoteose e toda a grandiosidade que a Covilhã e todos os Covilhanenses merecem. Um legado para a história da Cidade!

Sem comentários:

Enviar um comentário